Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

curió

Nome Popular: Curió
Nome Científico: Oryzoborus angolensis
Distribuição: Brasil
Família: Emberizidae
Tamanho: 10 a 13 cm
Cores: todos os pássaros são marrons quando novos, contudo, depois de completarem 420 dias, os machos ganham uma coloração preta nas asas, com apenas uma pequena mancha branca. A barriga e o peito ficam na cor vinho. Já a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito, mesmo quando adulta.
Tempo de Vida: 8 a 10 anos na natureza e até 30 anos em cativeiro.
Originário da língua tupi guarani, o nome Curió significa "amigo do homem" e define muito bem a principal característica do pássaro. Acredita-se que a ave gostava de viver perto da aldeia dos índios, costume que ela mantém até os dias de hoje com seus criadores. Dono de elegância e canto sem igual no mundo das aves, o Curió tornou-se um dos preferidos entre os amantes de pássaros em geral.
Seu canto é tão famoso que são realizados concursos por todo o Brasil afim de nomear o pássaro de melhor voz. O dom é desenvolvido logo quando filhote, ao ouvir e imitar a voz do pai. Porém, há quem defenda que o filhote só deva ouvir o pai cantar se este tiver um canto perfeito.
Sua procriação em cativeiro não é difícil, contanto que seja remontado o mesmo cenário em que o pássaro vivia naturalmente. A fêmea alcança sua maturidade sexual por volta de um ano, podendo gerar filhotes geralmente até os quatro anos.
fonte:http://petmag.com.br/aves/curio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário