Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

explicações sobre os periqitos

              Periquitos
Periquito é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae que se alimenta essencialmente de sementes. O nome não corresponde a nenhuma classe taxonómica e é usado para referir as aves menores deste grupo.
 Na Natureza 
Periquito-rico ou Periquito-verde (Brotogeris tirica), ave endêmica do Brasil, alimentando-se de coquinhos, frutos da palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana).
Os periquitos vivem nas regiões de pastagens naturais na Austrália. A cor natural era o verde claro, mas após várias gerações foi tendo várias cores.
 Até à Europa 
Em 1840 John Gould trouxe para Inglaterra periquitos de cor verde claro. Os periquitos foram aves que se adaptaram muito bem às gaiolas e assim ganharam grande popularidade entre os criadores de aves. Nos primeiros anos de criação destas aves só havia de cor verde-claro, tendo depois surgido o amarelo e daí o amarelo de olhos vermelhos (lutino). Daí em diante apareceram os azuis celestes. Depois apareceram várias tonalidades de verdes, azuis, amarelos, havendo depois os malhados recessivos.
O periquito-de-asa-amarela (ou periquito-de-encontro-amarelo) (Brotogeris versicolorus chiriri) (imagem) pode ser visto em parques e áreas abertas.

 Actualidade 

Periquito de Encontro Amarelo ou Periquito de Asa Amarela (Brotogeris versicolorus chiriri) (imagem), No ambiente urbano, são encontradas em parques e áreas abertas.
Hoje em dia há periquitos de todas as cores inclusive preto, descoberto por volta do início deste século.

Alguns gêneros e espécies:
-Gênero Agapornis;
-Gênero Aratinga;
-Gênero Brotogeris;
-Gênero Guaruba;
-Arara-juba (Guaruba guarouba);
-Gênero Melopsittacus;
-Periquito-comum ou periquito-australiano (Melopsittacus undulatus);
-Gênero Myiopsitta;
-Periquito-monge (Myiopsitta monachus);
-Gênero Psittacula;
-Periquito-de-colar (Psittacula krameri);
-Gênero Poicephalus;
-Periquito-da-guiné (Poicephalus senegalus);
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário